Como é Viver com Psoríase

Olá Feministas! 

Hoje o nosso post é um pouco diferente, não tem a ver com moda nem nada disso tem a ver com a minha doença de pele que muitas e muitos de vocês sabem que eu tenho mas vamos lá de novo kkk.
Em 2004 foi-me diagnosticado Psoríase e já lá vão 13 anos com esta doença, eu no momento tenho 17 anos e tenho a pior "versão" da doença e felizmente já estou bastante melhor, mas nem tudo é perfeito não é verdade. Estou aqui para vos mostrar um pouco de como é viver com Psoríase, sei que não tenho muita idade mas com as coisas que já passei posso vos dizer um pouco como é, claro que cada pessoa é diferente eu estou apenas aqui a vos mostrar um pouco de como é comigo e caso haja alguém ai a ler que também tenha esta doença saberem que não estão sozinhos/as.

A Primeira Coisa que é uma grande ajuda para quem tem Psoríase é vocês aceitarem 
que tem Psoríase e não negar a ajuda, pois assim as coisas não vão ser fáceis e aceitando as coisas vão correr melhor, especialmente se tiverem o apoio da vossa familia e amigos, tal 
como eu tenho e isso ajuda bastante pois assim não nos sentimos sozinhas/os, pode parecer sentimental mas é verdade. Quando falo de amigos, claro que tive colegas de escola e turma
 que não foram muito bons comigo e isso me entristeceu durante algum tempo e muitas vezes
 fiquei triste ao ir para a escola, pois eu sempre gostei de ir, felizmente a "justiça
(uma forma de dizer)" foi feita e tudo isso acabou quando a minha mãe foi resolver isso e eu própria ate fiz uma "palestra" para a turma falando da Psoríase e soube bem falar sobre isso e 
todos eles ouviram bem e tudo se resolveu, mas claro que com a mudança de escola que teve de 
acontecer (pois na altura em andava no 3ºano e a escola só tinha ate ao 4ºano)
colegas "maus" voltaram e tive de resolver isso, claro que mesmo que nós mostremos que não queremos saber muitas vezes eles continuam, mas o melhor é sempre ignorar, não é fácil mas claro que temos sempre bons amigos que estão connosco e gostam de nós como somos e
 vocês tem de fazer o mesmo e vão ver que isso vai vos fazer sentir melhor 
e quando necessitarem falem com algum adulto (professor, auxiliar) 
que vocês confiem.

(retirada do Google)


Agora falando de tratamentos, é um assunto que no meu caso não foi muito fácil no inicio para 
mim, pois como tenho a pior "versão" da Psoríase usei imensos cremes e pomadas durante os
 13 anos e posso vos dizer que eu própria já quis desistir de deixar de usar tudo, pois 
já estava cansada de usar tanta coisa, especialmente as pomadas pois todas tem cortisona que infelizmente incha e um pouco por causa disso eu fiquei com peso a mais, mas felizmente
 isso se esta a resolver com exercício físico, mas antes como não andava no ginásio fiquei com peso
 a mais e não me sentia bem com o corpo que tinha, mas quando pensei em
 desistir de tudo me lembrei que isto "desaparecendo" as coisas vão melhorar, pois sabemos 
que isto ira ficar connosco ate morrermos, mas se não aparecer na nossa pele é 
uma ÓPTIMA coisa. 

◆ ━━━━❪✪❫━━━━ ◆

Não vos vou dizer que nunca me importei com o que as pessoas diziam, pois estaria mentindo
 mas com o tempo foi mudando as ideias que tinha na minha cabeça e pensei, elas não
 merecem que eu fique triste e a partir dai as coisas mudaram na minha cabeça, pois ate 
hoje as pessoas olham para mim como se eu fosse uma coisa super estranha e nojenta, e essas pessoas eu ate tenho pena que não se informarem mais e posso vos dar um exemplo que muitas vezes acontece comigo:

Eu vou muitas vezes ao supermercado com a minha mãe e o meu pai e como eu costumo levar o carrinho das compras ando por ai e como já sou mais velha vou eu própria buscar as coisas e especialmente no Verão que eu uso camisas de manga curta e com isso as pessoas olham sempre e ficam com um olhar de como se fosse uma coisa estranha e parece que tem medo que lhes pegue, mas como eu quero lá saber do que elas pensam eu não deixo de usar aquilo que eu adoro usar, eu amo vestidos e calções e não deixo de os usar por causa de olhares e isso é uma dica que vos dou, não deixem de fazer e usar coisas que amam, pois assim vocês se mostram superiores as pessoas que olham para vocês de outra forma e isso serve para qualquer coisa, seja uma outra doença que tenham ou outra coisa.

Mas nem tudo é mau, eu na minha vida tem amigos maravilhosos que não tem "nojo" de me 
abraçar e me dar a mão ou qualquer outra coisa e tenho uma familia que me ajuda e 
apoia bastante, especialmente a minha mãe, pai e irmão e (desde 2013 acho kk) cunhada
 e (2016) um sobrinho que sempre me ajudaram desde que tenho esta doença e 
com quem pode desabafar a cerca disso e posso dizer que agora já me sinto bem e tudo já 
esta a melhorar e estas coisas todas nos ajudam a ficarmos melhor e lembrando que neste momento ainda estou a tratar da psoríase com pomadas, mas no momento estou a tomar um
 comprimido para ajudar, mas claro que isso depende de dermatologista e no meu caso este tratamento esta a dar um Bom resultado.


E aqui esta um desabafo meu para vocês me conhecerem um pouco mais e saberem um pouco mais de como é uma pessoa que tem Psoríase, claro que nem toda a gente é assim, mas este é o meu relato e caso queiram contar a vossa história caso tenham outra doença ou assim, podem deixar nos comentários que conversar sempre é bom e é claro que irei ler com toda a atenção e falar com vocês!




KISS



Mensagens populares deste blogue

Minimalista Outfit

Autumn Outfit

New Year Outfit