DIA MUNDIAL DA PSORÍASE 2019

Olá Feministas!

Dia 29 de Outubro, para quem já segue o blog há algum tempo ou já viu os posts sobre este assunto já sabe que dia é hoje, mas caso ainda não saibam, hoje comemora-se o Dia Mundial da Psoríase e este dia é importante para mim, porque eu sou uma das 250 mil pessoas em portugal e 125 milhões pelo mundo que tem psoríase, no meu caso, já lá vão 15 anos convivendo com ela e já é o 3 ano que publico um post importante sobre o assunto e 2019 não podia ser diferente e hoje teremos até algumas coisas novas,porque felizmente este ano foi muito importante para mim e no ano passado também e já saberão porquê!
Mas antes irei explicar o que é a Psoríase!


O QUE É A PSORÍASE?


A psoríase é uma doença crónica da pele, auto imune, o que significa que surge quando o sistema imunitário emite sinais anómalos que aceleram o normal ciclo de crescimento das células da pele. A psoríase é bastante comum e não é contagiosa, ela também é conhecida pela doença dos três não:

⇢ NÃO se pega (não é contagiosa)
⇢ NÃO mata 
⇢ NÃO tem cura

A Psoríase pode se manifestar em qualquer idade, a maioria dos casos ocorre entre os 15 e os 30 anos, sendo também comum entre os 50 e os 60 anos de idade. Afeta 1 a 3% da população e pode manifestar-se em qualquer parte do corpo, estando associada a doenças como a diabetes, doença cardíaca e a depressão.

As áreas mais afetadas tendem a ser os cotovelos, joelhos, couro cabeludo, unhas e a região lombar. 
Existem cinco tipos de psoríase, sendo a forma mais comum aquela em surgem placas elevadas e avermelhadas cobertas de uma área esbranquiçada e que correspondem a células da pele mortas. Esta forma chama-se psoríase em placas.

Uma forma particularmente incapacitante de psoríase é aquela que afeta as articulações e que ocorre em cerca de 10% dos doentes. Esta forma designa-se por artrite psoriática e causa dor e deformação das articulações das mãos, pés, membros ou coluna.


QUAL É A CAUSA DA PSORÍASE?


Embora a origem da psoríase seja ainda mal compreendida, parece existir uma base genética para essa alteração do sistema imunitário. Como tal, é comum o aparecimento de psoríase em vários membros de uma mesma família. 
No caso da minha família, eu sou a única que tenho psoríase desde muito pequena (no caso ela começou a se desenvolver aos 4 anos, mas pode já ter sido desde que nasci). Tirando eu, apenas a minha avó paterna tinha psoríase, mas no caso dela foi devido a um evento traumático (após ser operada ao coração). E os meus pais são portadores da doença, mas não tem, nem o meu irmão desenvolveu a doença


• • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • •



A MINHA HISTÓRIA

Caso vocês leiam todos os posts sobre a psoríase, já sabem diversas coisas sobre a minha história, mas resumidamente ela é:

- A Psoríase se desenvolveu no meu corpo quando eu tinha quatro anos, inicialmente a minha mãe achava que podia ser uma assadura normal que as crianças tem, pois a psoríase começou a aparecer na zona da fralda e como nas crianças as vezes pode acontecer ter assaduras e tudo mais, a minha mãe apenas tratou como é o normal, mas aquelas marcas não desapareciam e ela começou a desconfiar e depois de ir a diversos médicos, foi o doutor Miguel Correia que falou a minha mãe e o meu pai que eu tinha psoríase e é a partir dai que começa a minha história 

No inicio as coisas eram normais, dentro dos possíveis, mas quando comecei a escola as coisas já foram diferentes, porque infelizmente existe uma coisa chamada bullying e eu infelizmente sofri disso, pode-se dizer que foram anos que me deixaram triste, mas felizmente tenho pais e irmão que sempre me ajudaram a ultrapassar as dificuldades e ainda tive professores que sempre souberam ajudar quando necessário e agradeço a cada um por isso! 
E posso dizer também que tive alguns amigos que me ajudaram e estiveram do meu lado e me aceitaram do jeito que eu sou e quero agradecer a algumas pessoas que mesmo que as conheça a pouco tempo, foram importante e me fizeram sentir bem e saber que os tinha do meu lado para ter sempre um sorriso no rosto:
(tinha que dedicar um cantinho especial para elas e eles)

Mariana D. (minha best friend, mesmo tendo poucos anos de amizade, já tivemos momentos de todo o tipo, uns para rir até não aguentar mais e outros para chorar, como tudo na vida, mas sempre estivemos juntas e continuamos e será por muitos e muitos anos)

Ângelo (este já me conhece há muitos anos, por isso sabe ainda mais do que todos aqui e posso agradece-lhe muito porque sempre foi meu amigo e sempre esteve do meu lado e aqueles para levar para a vida mesmo) 

Bráulio (este é aquele rapaz que tem sempre algo bom para ouvir, que sempre faz rir e alinha em todas as brincadeiras que se faz, ele é essa pessoa, sempre com um sorriso de orelha a orelha bem contagiante e é mais um na lista para levar no coração por muitos e muitos anos)

Mariana F. (ela é alguém que rir é com ela, entrar na palhaçada também é com ela, estar sempre disposta a ouvir qualquer conversa, mesmo aquelas mais parvas, também é ela, uma amizade que já tem 6 anos e que venham muitos mais, com ainda mais risada)

Ana Rita (esta é mais a pessoa calma do grupo de pessoas que me ajudou a ser uma pessoa mais sociável e menos tímida, mesmo sendo alguém mais calma, sempre esteve comigo e sempre me ajudou,tal como eu com ela, uma amizade bastante longa e que será por muito mais tempo)

Jessica (Ela é a pessoa que mistura as duas coisas que já falei, ela é calma e também para a brincadeira, o melhor dos dois mundos para uma amizade, também sempre disponível para ouvir quando é necessário e com conselhos para pensarmos no que foi lado, uma amizade que já têm 6 anos com muita risada a mistura)

E sabem o porquê de estar a escrever estas coisas de cada um, porque é uma maneira de vos agradecer pela vossa amizade e por me fazerem sentar bem junto de cada uma e cada um de vocês, pois posso não demonstrar as vocês, mas sou grata pela vossa amizade e queria deixar isso mais registado ainda!

• • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • •

NOVIDADES

Novidades!? 
(esta já tinha contado o ano passado, mas nunca se deve esquecer as coisas muito boas)
Sim vocês leram bem, este ano e o ano passado foram os que tivemos novidades e posso dizer que muito positivas. A primeira delas foi que eu me tornei embaixadora da PsoHappy, e caso se estejam perguntando o que é a PsoHappy, eu vos explico bem rápido:

O PsoHappy é um estudo mundial exclusivo que explora o impacto da psoríase na sua felicidade, em que se quer entender o que é importante para cada pessoa com psoriase, para assim melhor informar o mundo. 

Aqui têm o link para lerem mais um pouco da minha história e também conhecerem mais do PSOHAPPY 

A outra novidade que aconteceu foi o melhoramento da minha psoríase no meu corpo todo, pois iniciei um novo tratamento em Dezembro de 2018 e irá fazer 1 ano já e as melhorias foram notórias, quem me viu como estava antes e como estou agora, nem acredita que eu tenho a mesma doença. E tenho provas em fotos e tudo para vocês verem a diferença.




25 de Outubro de 2019
22 de Agosto de 2018









25 de Outubro de 2019
22 de Agosto de 2018


E posso dizer com toda a certeza que foi algo que me deixou MUITO FELIZ porque finalmente pude fazer algumas coisas sem pensar que tinha de ter muito cuidado com as placas 

Ex.: 
1. Colocar um simples anel era algo difícil, porque os dedos ficavam inchados 
2. Pegar uma caixa sem ter medo de abrir alguma fenda nas mãos




• • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • •

E para o final desde post tão especial quero deixar uma mensagem especial para quem já passou ou esta a passar pela psoríase 


Lembrem-se que nunca estão sozinhos, há sempre alguém com quem podem conversar e há muitas pessoas a passar pelo menos e podem sempre partilhar histórias e saibam que se levarmos a vida mais alegre tudo corre melhor, porque a tristeza só piora, sei que pode ser difícil, mas nunca desistam e tenham amigos tal como eu que tudo melhora, porque há pessoas boas e que nos ajudam a ficar melhores!!!


E assim chegamos ao fim de mais um post, este mais especial e vemo-nos para o ano neste mesmo dia.



KISS

Mensagens populares deste blogue

Minimalista Outfit

Autumn Outfit

New Year Outfit