Christmas Every Day 22 : Jogos para a Noite da Consoada
Ho Ho Ho!
Quando estamos na noite da consoada, sabemos bem que até chegarmos a meia noite parece que as horas demoram a passar e para que ninguém fique entediado na casa, nada melhor do que ter jogos para se divertirem um pouco e digo-vos por experiência própria que é a melhor opção, porque sempre soltamos uns risos e até uma pequena discussão sobre as regras, mas isso é normal em todos os jogos de equipa, sejam em tabuleiro ou com simples papeis e canetas e até mesmo virtual!
(Imagens Retiradas do Pinterest)
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Este podemos dizer que é o jogo mais conhecido entre todos, seja na altura do natal, como em outros “eventos” e nada melhor do que ser ele o primeiro a ser falado e explicado, porque tem sempre quem nunca tenha jogado ou não jogue a muito tempo, já não se lembrando das regras e como se joga!
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👉 O QUE VÃO PRECISAR 👈
Todos os jogadores tem de ter uma folha A4 (pode ser mais pequena, mas é sempre bom ter uma maior para caso queriam ter muitas rondas) e uma caneta ou lápis
👉 COMO FUNCIONA O JOGO 👈
Quando já todos tiverem o seu material, vão conversar sobre as categorias que vão querer colocar e nessa fase podem até fazer alguma brincadeira com categorias que acham que é divertido entre vocês, mas caso queiram saber das ditas categorias habituais
・Países / Cidades / Capitais (podem incluir freguesias)
・Animais
・Objetos
・Profissões
・Marcas
・Alimentos e/ou Bebidas
・Cor
・Total
3.
👉 PONTUAÇÕES 👈
Na parte do total são a pontuação de cada ronda, que no final vão somar tudo e no caso da pontuação por ronda ela divide-se em:
0 pontos
↳ Quando não coloca nada na categoria
5 pontos
↳ Caso outro ou outros jogadores tenham colocado o mesmo que vocês
10 pontos
↳ Quando ninguém coloca o mesmo
20 pontos
↳ Quando nenhum jogadores coloca algo na categoria, ficando somente uma pessoa com aquela categoria preenchida corretamente
Em cada ronda vão colocar ao lado do que escreveram e quando a ronda termina somam tudo e colocam na categoria “Total”. E assim o jogo vai se desenvolver e quem tiver a maior pontuação no final é o vencedor do jogo e podem ate ganhar um prémio que tenham pensado no inicio do jogo!
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Aqui temos mais um jogo que é bastante conhecido por ser jogado entre amigos e família, ainda mais na época do verão, mas nada vos impede de jogar o ano todo e nada melhor do a véspera de natal e é um jogo que podem jogar de 2 a 10 pessoas!
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👉 O QUE TÊM NA EMBALAGEM 👈
Dentro de cada embalagem do Uno vêm 108 cartas, sendo elas:
↳ 19 Cartas Azuis : Numeradas de 0 a 9
↳ 19 Cartas Verdes : Numeradas de 0 a 9
↳ 19 Cartas Amarelas : Numeradas de 0 a 9
↳ 19 Cartas Vermelhas : Numeradas de 0 a 9
↳ 8 Cartas de +2 (duas de cada cor)
↳ 8 Cartas de Bloqueio (duas de cada cor)
↳ 4 Cartas de Troca de Cor (Joker)
↳ 4 Cartas de Trocar de Cor +4 (Joker)
↳ 4 Cartas de de Inversão do Sentido do Jogo
2.
👉 QUAL O OBJETIVO DO JOGO 👈
O principal objetivo do UNO é que um jogador fique sem nenhuma carta na mão e para que isso aconteça ele/ela terá de jogar uma carta de cada vez, que corresponda ao número ou cor da carta jogada anteriormente e quando essa pessoas tiver apesar uma carta na mão, ele/ela terá de gritar (não muito alto para ninguém ficar sem voz ou se assustar kkk) “UNO” e o jogo termina quando os todos o jogadores ficarem sem cartas na mão, vencendo oficialmente o primeiro a ficar sem cartas!
⇢ Quando eu jogo com os meus amigos e alguém esta prestes a ficar só com uma carta, se nós apercebemos bem quando ele/ela ficará só com uma carta, podemos dizer “Corta UNO”, mas isso terá de ser dito antes que a pessoa disse-se “UNO” e assim a pessoa que iria ficar só com uma carta, terá de ir buscar mais 4 ou 6 cartas, ficando assim mais longe da vitoria
3.
Cada jogador vai retirar 7 cartas do baralho, relembrando que as cartas terão de ser baralhadas a mão ou com a máquina própria do UNO e após todos os jogadores terem as suas cartas, alguém irá retirar da restante pilha da cartas não distribuída a primeira carta do baralho e caso a carta que calhe seja das especiais, como o +2, o +4 ou troca de cor, coloquem-nas no fundo do baralho e retirem outra e assim inicia-se o jogo
3.1.
No UNO existem algumas cartas especiais que dão uma dinâmica a mais ao jogo e são elas que muitas vezes vão uma volta total ao jogo, tornam-o mais duradouro e até mesmo propício para leves discussões saudades entre todos e até mesmo risos
Carta de Troca de Co
↳ Pode ser jogada a qualquer altura do jogo e por cima de qualquer carta de qualquer cor e tem o objetivo de alterar a cor que esta a ser jogada no momento.
Carta de +2
↳ Esta carta obriga a que o jogador seguinte a vocês tenha que retirar mais duas carta e que perca a vez de jogar e caso o jogador que receba essa carta tenha uma igual, pode joga-la, o que faz com que o castigo passe ao jogador seguinte e caso esse jogador não tenha a carta como o que aconteceu anteriormente, terá de retirar 4 cartas e não duas, continuam a somar.
Carta Troca de de cor +4
↳ É dita como a carta mais valiosa do jogo que pode ser jogada a qualquer momento e ela tem a tripla função, que é de alterar a cor que esta a ser jogada no momento, de interditar o jogador seguinte de jogar e que o obrigada a retirar quatro cartas da pilha e de o outro jogador tiver uma igual, ele pode jogada e o jogador a seguir dele terá de retirar 8 cartas
Carta de Bloqueio
↳ Esta carta faz com o jogador seguinte a vocês fique impedido/da de jogar e mesmo que ele/ela tenha uma carta igual, terá de cumprir o castigo, podendo usa-lo só na ronda a seguinte e esta carta só pode ser jogada pela pessoa caso tenha a mesma cor ou símbolo que esta a ser jogada até ao momento.
Carta de Bloqueio
↳ Esta carta troca o sentido do jogo, o que acaba por modificar completamente o jogo, o que pode beneficiar ou prejudicar o jogador que iria jogar a seguinte de quem lançou a carta ou ajudar quem irá agora jogar após o lançamento da carta de bloqueio
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👉 O QUE TÊM NA EMBALAGEM 👈
↳ Tabuleiro
↳ 1 Dado
↳ 6 marcas em plástico
↳ 6 marcas em cartão ilustradas com armas
↳ 21 cartas
↳ 1 envelope mistério
↳ Blocos de notas
2.
👉 QUAL O OBJETIVO DO JOGO 👈
O jogo consiste em seis personagens, seis armas e nove compartimentos da mansão num tabuleiro e o objetivo do jogo é encontrar a solução do crime, isto é, descobrir as cartas contidas no envelope.
No decorrer do jogo, um jogador por vez deve sugerir quais seriam as três cartas do envelope e os demais participantes deverão contradizer o palpite, exibindo alguma carta que seja parte do palpite comprovando que a mesma não se encontra no envelope, que no caso iram inocentar alguém ou algum local do crime e essas cartas por sua vez devem ser mostradas apenas por aquele ou aquela que palpitou sobre o assunto
Após essa suspeita começar a fazer mais sentido, o jogador faz uma acusação, no qual cita em definitivo quem é o assassino, com qual objeto matou e onde foi o local da mansão que houve o assassinato e o próprio acusador verifica as cartas do envelope, em segredo e caso tenha acertado, é declarado vencedor do jogo e em casos e erro, o jogador é eliminado.
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