Especial Natalício - Episódio 22

Olá Feministas!

Dia 22 e mais um post no ar e hoje temos ideias de jogos para fazerem com a vossa família neste natal e se divertirem ate chegar a hora de abrir os presentes (eu falo ate a hora de abrirem os presentes pois aqui em Portugal nos abrimos os presentes a 00:00h) e muitas vezes ficamos a olhar para o nada e assim com alguns jogos o tempo ate passa mais rápido e claro que irei explicar!
(Imagens Retiradas do Pinterest e Google) 





O Jogo do STOP é uma das coisas que mais fazemos na minha família e é muito engraçado e pode ter muitos jogadores e só vão necessitar duas coisas:

- Uma Folha
- Uma Caneta ou Lápis 


Como se Joga?

Um dos Jogadores vai dizer o abecedário só para ele/ela, a única letra que ele/ela diz alto é o A e depois começa a dizer o resto apenas para ele e outro jogadores (pode ser o que esta ao lado dele/dela) quando ele quiser vai dizer STOP e a letra em que o jogador do abecedário parar será a letra que todos os outros vão ter que escrever coisas começadas com essa letra e assim vai para todos os outros (o jogador que disse stop passa a ser ele que fala o abecedário) e com essa letra tem de fazer coisas com isso e uma ideia de coisas são:

- Nomes Próprios 
- Países (pode ser Cidades, Capitais)
- Animais
- Profissões 
- Objetos
- Cores
- Marcas (carros, lojas,comidas)
- Frutas
Entre outras coisas que vocês podem querer colocar (as coisas são infinitas)

E uma das coisas que pode ser regra é quando a primeira pessoa que acabar tudo e completar tudo tem de dizer STOP alto e o resto dos jogadores tem de parar de escrever e os pontos são somados assim 

- Se mais ninguém tiver a mesma coisa escrita do que vocês, vocês ganham 10 pontos naquela coluna (ex.: Nomes: Natacha e mais ninguém coloco esse nome, a pessoa que colocou Natacha tem 10 pontos na coluna do Nome) e assim vai sendo nas outras colunas caso isso aconteça

- Caso mais alguém tenha a mesma coisa escrita nas colunas vocês e a/s outra/s pessoa/s recebe 5 pontos (ex.: Eu - Pais: Portugal = Meu amigo - País: Portugal, os dois recebemos 5 pontos e caso mais alguém tenha também recebe também) 

- Se mais ninguém tiver conseguido responder aquela coluna, tirando vocês ou outro jogador, vocês ou ele recebe 15 pontos (Eu - Nome: Zara - Outros Jogadores - não escreveu nada = eu recebo 15 pontos) e assim 

- Caso não saibam ou não tiveram tempo para colocar em qualquer coluna colocam um traço e o ponto é 0

E um jogo muito giro e que não tem limite de jogadores, mas o mínimo é 2 jogadores e dá sempre para rir com alguém coisa que o/s outro/s jogador/es escrevam e o tempo ate passa a correr!


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O Jogo de Cartas do UNO também é um jogo muito conhecido e também é uma óptima ideia de jogo para jogarem neste Natal com a vossa família e amigos e o jogo funciona assim:

O jogador a esquerda do que distribui as cartas começa o jogo, que continua em sentido horário. Os jogadores devem jogar uma carta de mesmo número, cor, ou símbolo da carta que está na mesa. (ex.: A Carta Inicial for um 2 vermelho, o primeiro jogador deve jogar um 2 (não importa a cor) ou uma carta vermelha (não importa o número o que tenham) ). O jogador a seguir faz o mesmo, mas desta vez com a carta como base, aquela que foi jogada pelo jogador anterior 
Quando o jogador tiver penúltima carta ele tem de dizer  em voz alta “UNO”. Se não o fizer, os outros jogadores podem dizer para ele tirar mais duas carta. O jogo se encerra quando um dos jogadores ficar sem cartas na mão.

Dentro deste jogos existem cartas especiais que podem dar sorte ou azar, dependo de como as jogam e essas cartas são:
- Inversão: Com esta carta o sentido do jogo inverte, como o jogo vai no sentido horário, quando alguém coloca a carta Inversão o jogo é no sentido anti-horário


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- Bloqueio: A Carta do Bloqueio serve para quando um jogador coloca essa carta o jogador a seguir perde a vez de jogar naquela rodada

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- +2: Quem colocar esta Carta o próximo jogador tem de ir buscar duas carta ao baralho, mas caso ele tenha uma carta também de +2 pode colocar e outro jogador a seguir leva com 4 carta e pode ser assim ate acabarem as carta e o ultimo fica com a soma de tudo

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- Curinga: Uma das Carta que pode ser jogada em qualquer altura do jogo, não importa a cor ou o número das carta que estão no baralho, ela serve para mudar a cor da jogado do jogo (azul,verde,vermelho,amarelo) (ex.: No momento a cor é azul e vocês quase só tem amarelos e tem a carta do Curinga, com ela pode mudar para a cor amarelo).

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- Curinga +4: Quem colocar esta carta e joga-la, o próximo jogador terá que tirar 4 carta do baralho e passar a sua vez e quem jogar a carta do curinga +4 tem que escolher a cor que quer (azul.verde.vermelho,amarelo). Esta carta só poderá ser usada quando o jogador não possuir nenhuma outra carta que possa usar. Porém, se o jogador que levou com as +4 desconfiar que quem jogou está esta a mentir, pode pedir para conferir a mão deste, caso esteja certo, quem jogou terá que ir buscar as 4 cartas como punição. Caso a jogada tenha sido certa, o jogador que desconfiou tem que ir buscar seis cartas.

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O Cluedo é um jogo de tabuleiro em que nos somos os detectives e temos nove divisões da casa do campo do Dr. Black, cada detective (vocês) está encarregado de um suspeito, nós devemos escolher um suspeito e colocar a peça desse suspeito (a peça do jogo desse detective) no tabuleiro em cima da casa da partida.
Se existirem menos de seis detective no caso (no jogo), coloquem as restantes peças em cima da casa de Partida - estes suspeitos, podem estar envolvidos no crime e por isso tem de estar no local  

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Como se descobre quem é o culpado?

Cola-se no envelope do crime no centro do tabuleiro e divide as carta em três grupos:

- Supeito
- Salas
- Armas

Depois baralhem casa um desses grupos separadamente e coloquem as cartas em cima da mesa viradas para baixo, logo depois retira a carta de cima de cada grupo e coloque as 3 cartas dentro do envelope (ninguém sabe quais foram as carta escolhidas) e esse envelope chama-se "Envelope do Crime" e depois das cartas no envelope temos de responder às perguntas:

- Quem?
- Onde?
- Arma?

Baralhe novamente as cartas em conjunto e depois distribui pelos jogadores (virado para baixo)  no sentido dos ponteiros do relógio.

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Como se juntas as provas que temos?

Cada um dos detective (jogador) recebe uma folha do bloco de notas de detective (para que ninguém consiga ver o que tens escrito, dobra a folha ao meio) e depois marquem os suspeitos,armas e salas que estão na tua mão desenhando uma cruz dentro dos quadrados correspondentes.

Uma das coisa que é obrigatório é que o detective (jogador) que tiver a Miss Scarlett é sempre a primeira a jogar, o jogo prossegue para o lado esquerdo e os jogadores jogam à vez. Se a Miss Scarlett não estiver a jogar, a pessoa que estiver do seu lado esquerdo é a primeira a jogar

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Como são lançados os dados e deslocação?


Laça-se os dados e desloca-se a peça consoante o número de casas que sair:

- Uma Peça pode se deslocar na horizontal, vertical, para a frente e/ou para trás, mas nunca na diagonal.

- Uma peça pode mudar de direcção o número de vezes que o lançamento dos dados permitir.

- Uma peça não pode ficar nem atravessar uma casa que já esteja ocupada por outro suspeito.

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 Acusações!


Quando o Detective (jogador) pensar que descobriu quais são as três carta que estão dentro do envelope, pode, na sua vez, fazer a acusação e nomear quaisquer três elementos que quiser.

Em Primeiro Lugar tem de dizer: - "Eu Acuso (suspeito - ex.: Miss Scarlett) de ter cometido o crime na (divisão da casa - ex.: Garagem) com a (arma - ex.: Candelabro)" e em seguida, de forma que ninguém possa ver, a pessoa que disse a acusação vê as cartas que estão dentro do envelope e caso esteja tudo certo com o que disseram vocês ganham e o jogo acaba, mas caso alguma das coisas esteja errada, vocês não jogam mais e o resto dos jogadores continuam a tentar descobrir tudo e apenas a pessoa que não joga sabe.


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Como Revolver o Caso?

Para Resolver o caso e ganhar o jogo a acusação de um detective tem que estar completamente certa e caso isso aconteça tens de encontrar dentro do Envelope do Crime as três cartas que nomeaste, e se isso acontecer expõe as cartas para todos verem e assim ganhas o/a jogo/rodada.



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E aqui temos 3 ideias de jogos para jogarem nesta noite de natal com a vossa família ou amigos e se divertirem!



KISS














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